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teatro, história do teatro, dramaturgia brasileira
Apontamentos sobre “Eles não usam black-tie”
Ao destacar o que chama de o “status lendário” de uma das peças mais célebres da história teatral brasileira, o pesquisador se lança a uma investigação sobre as vantagens e desvantagens, do ponto de vista da crítica, de tratar de obras teatrais canônicas
Para encerrar o mês de novembro, o psicanalista e doutor em filosofia Fábio Franco apresenta, especialmente para o Blog da Temporal, uma leitura crítica e comparada entre três importantes obras de nosso catálogo: "Praça dos Heróis", "Papa Highirte" e "Os que ficam". A partir das posições políticas dos principais personagens das peças, o autor desenha um quadro de reações possíveis diante do autoritarismo e da violência
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dramaturgia internacional, teatro, teatro verbatim
Subprime na ribalta
Ao construir um panorama sobre a obra teatral de David Hare, John Milton, tradutor e professor da USP, destrincha os temas do autor, que, se a princípio parecem inaptos à dramaturgia, são matérias profícuas e dignas de tragédias shakesperianas nas cenas de Hare
Nesta quinzena, o nosso blog traz aos leitores o trecho de um ensaio de Gitta Honegger no qual a professora, diretora teatral e biógrafa de Thomas Bernhard apresenta alguns traços gerais dos personagens criados pelo dramaturgo, ressaltando o peso mortífero que a linguagem ossificada e a cultura humanista em decomposição exercem sobre as elites culturais, políticas e econômicas austríacas (mas também alemãs) do segundo pós-guerra, contexto de onde Berhnard extrai seus personagens centrais. Assim, embora focado na peça “Praça dos Heróis”, o excerto a seguir apresenta uma visão mais ampla a respeito da construção dos personagens bernhardianos.
Publicada originalmente no jornal "Movimento" (1975-81), a crítica escrita pela jornalista Ilvaneri Penteado há mais de quarenta anos destaca aspectos do pensamento de Oduvaldo Vianna Filho sobre o fazer teatral e o fazer político. Ao lembrar a trajetória de censuras impostas às duas últimas peças do autor – "Rasga coração" e "Papa Highirte" –, Penteado resume certeiramente as razões pelas quais os dois textos permanecem atuais nos dias de hoje.