- teatro, dramaturgia brasileira

O testamento de Vianinha

Publicada originalmente no jornal "Movimento" (1975-81), a crítica escrita pela jornalista Ilvaneri Penteado há mais de quarenta anos destaca aspectos do pensamento de Oduvaldo Vianna Filho sobre o fazer teatral e o fazer político. Ao lembrar a trajetória de censuras impostas às duas últimas peças do autor – "Rasga coração" e "Papa Highirte" –, Penteado resume certeiramente as razões pelas quais os dois textos permanecem atuais nos dias de hoje.

- dramaturgia brasileira

O “atravessamento” da linguagem cinematográfica na peça teatral "Rasto atrás", de Jorge Andrade

A dramaturgia moderna busca retirar de cena a ilusão que cercou, por vários anos, as peças clássicas, românticas e realistas. Os rompimentos com a linearidade tradicional e as vivências do tempo interior são as marcas deste novo teatro, do qual Jorge Andrade (1922–1984) é um exímio representante

- teatro, dramaturgia brasileira

De um Brasil em crise, teatro para sentipensar: "Lugar nenhum"

Em artigo para a revista cubana "La Jiribilla", a escritora, professora e crítica Vivian Martínez Tabares destaca a consistência artística e a atualidade do exercício teatral que se constrói na peça “Lugar nenhum”, de Sérgio de Carvalho, à luz da crise do investimento público no setor artístico brasileiro, aprofundada pela pandemia da Covid-19

- dramaturgia brasileira, dramaturgia internacional, teatro verbatim

O método verbatim

Herbert Bianchi nos conta o histórico que antecede o uso da técnica verbatim no teatro, sua influência, de início, no cenário britânico, e comenta a chegada da técnica e seus desdobramentos no Brasil

- dramaturgia brasileira, teatro

Rasga Coração, uma peça de síntese

Pouco antes de falecer, em entrevista concedida a Luís Werneck Vianna, Oduvaldo Vianna Filho descreve sua peça "Rasga coração" como uma síntese entre o drama ficcional e as justaposições realizadas pelo Grupo Opinião, definindo-a como uma “colagem monodramática”