- dramaturgia brasileira

A atualidade de Augusto Boal: uma cena de "Revolução na América do Sul"

Dando continuidade à seção dedicada aos trechos de peças teatrais, que iniciamos há um mês com uma passagem de “A gaivota”, de Tchékhov, hoje trazemos aos leitores uma cena da peça "Revolução na América do Sul", de Augusto Boal (1931–2009)

- dramaturgia brasileira

O “atravessamento” da linguagem cinematográfica na peça teatral "Rasto atrás", de Jorge Andrade

A dramaturgia moderna busca retirar de cena a ilusão que cercou, por vários anos, as peças clássicas, românticas e realistas. Os rompimentos com a linearidade tradicional e as vivências do tempo interior são as marcas deste novo teatro, do qual Jorge Andrade (1922–1984) é um exímio representante

- dramaturgia internacional

"A gaivota" e as preocupações sociais de Tchékhov

Hoje, no Blog da Temporal, inauguramos uma seção de trechos teatrais com o objetivo de expandir, para além de nosso próprio catálogo, a discussão da dramaturgia contemporânea. No que diz respeito às referências e às influências dos autores contemporâneos, as obras canônicas podem nos dar pistas e aprofundar o entendimento dos textos atuais. O primeiro trecho selecionado é de "A gaivota", de Anton Tchékhov (1860-1904)

- teatro, dramaturgia brasileira

De um Brasil em crise, teatro para sentipensar: "Lugar nenhum"

Em artigo para a revista cubana "La Jiribilla", a escritora, professora e crítica Vivian Martínez Tabares destaca a consistência artística e a atualidade do exercício teatral que se constrói na peça “Lugar nenhum”, de Sérgio de Carvalho, à luz da crise do investimento público no setor artístico brasileiro, aprofundada pela pandemia da Covid-19

- história do teatro

Dramaturgia em foco: por que ler dramaturgia?

No cenário da leitura no Brasil, o gênero teatral muitas vezes figura como coadjuvante. Quais são suas características? Seus principais expoentes? Por que começar a ler dramaturgia? Convidando-nos ao universo da literatura teatral, este texto ensaia algumas respostas a essas perguntas.